Topo

Parlamentares cobram governo para melhorar comunicação na reforma da Previdência

21/02/2017 20h19

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O governo foi cobrado pelos líderes na Câmara dos Deputados para que melhore a comunicação sobre a reforma da Previdência e facilite a defesa da proposta, considera pouco popular e de difícil explicação para a população, segundo relato de fontes palacianas à Reuters.

A cobrança foi feita durante a reunião convocada pelo presidente Michel Temer para acertar a estratégia para a tramitação da reforma na Câmara. Em entrevista depois do encontro, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, confirmou que houve reclamações nessa área.

"Estamos percebendo que muitas informações que circulam não correspondem à realidade. O governo vai dar mais intensidade e frequência à comunicação", afirmou.

O tom das cobranças foi mais forte do que Imbassahy deixou transparecer. De acordo com uma das fontes, os parlamentares reclamaram que é difícil defender uma reforma que tem passado para a sociedade como altamente impopular e que retira direitos dos trabalhadores --especialmente a questão dos 49 anos para aposentadoria integral tem sido de difícil defesa.

"Os deputados defenderam a reforma em si, admitiram que é importante, mas cobraram que a comunicação tem que ser azeitada, tem que ser mais forte. É uma voz comum no Congresso que o governo precisa organizar a comunicação. É difícil votar algo tão impopular", disse a fonte.

A avaliação é de que o governo não tem conseguido convencer a sociedade da necessidade da reforma e dos riscos de não fazer mudanças agora.

Ao sair do encontro, o presidente da Comissão Especial da Previdência na Câmara, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), reclamou, por exemplo, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), que divulgou documento contestando a veracidade do déficit previdenciário.

"Quando voltarmos do Carnaval vamos fazer uma reunião com eles para acertar esse discurso", disse o deputado.