Topo

Trump vai manter proteções a filhos de imigrantes em nova diretriz

21/02/2017 17h09

Por Julia Edwards Ainsley

WASHINGTON (Reuters) - O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai manter em vigor as proteções a imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA na infância, os chamados "sonhadores", mas irá considerar todos os outros imigrantes ilegais como sujeitos a deportação, de acordo com uma diretriz divulgada nesta terça-feira.

A norma do Departamento de Segurança Interna é o plano de implementação de decretos presidenciais sobre segurança na fronteira e repressão à imigração que Trump assinou em 25 de janeiro, dias depois de tomar posse.

O presidente republicano fez campanha prometendo endurecer com os estimados 11 milhões de imigrantes ilegais no país, capitalizando os temores de crimes violentos e ao mesmo tempo prometendo erguer um muro na divisa com o México e impedir que terroristas em potencial entrem em solo norte-americano.

Autoridades do Departamento de Segurança Interna, que falaram sob condição de anonimato em uma teleconferência com repórteres, disseram que, embora qualquer imigrante em situação irregular possa ser deportado, a agência irá priorizar aqueles vistos como possíveis ameaças.

Entre eles estão recém-chegados, aqueles condenados por um crime e os acusados ainda sem condenação.

Mas muitas das instruções a agentes de imigração delineadas na diretriz não serão aplicadas de imediato porque dependem do Congresso, de um período de consulta pública ou de negociações com outras nações, disseram as autoridades.