Topo

Delatores da Odebrecht vão depor ao TSE em processo sobre chapa Dilma-Temer

22/02/2017 19h01

(Reuters) - Três delatores da Odebrecht, incluindo Marcelo Odebrecht, vão prestar depoimento na semana que vem ao ministro corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral Herman Benjamin no processo contra a chapa Dilma-Temer, informou o TSE nesta quarta-feira.

De acordo com despacho, serão ouvidos Marcelo Bahia Odebrecht, Cláudio Melo Filho e Alexandrino de Salles Ramos na próxima quarta-feira, em Curitiba.

Em sua decisão, o ministro Benjamin afirmou que os novos depoimentos foram determinados em razão da recente homologação de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht, no âmbito da operação Lava Jato, "e de que houve depoimentos relacionados à campanha eleitoral da chapa Dilma-Temer em 2014”.

O TSE julga ação que pede a cassação da chapa vencedora da eleição presidencial de 2014, formada pela ex-presidente Dilma Rousseff e pelo presidente Michel Temer. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), um dos processos movidos pelo PSDB no TSE contra a chapa Dilma-Temer, pode resultar na cassação da chapa, o que afetaria o atual presidente, que assumiu o cargo após o impeachment da petista em agosto.

Em outubro do ano passado, Benjamin, que é o corregedor da Justiça eleitoral, determinou a criação de uma força-tarefa para investigar a chapa Dilma-Temer, formada por técnicos da Receita Federal, da Polícia Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e os peritos judiciais nomeados pelo TSE.

Advogados de Temer têm defendido que as contas de campanha dele sejam separadas das de Dilma. A campanha de Dilma nega qualquer irregularidade.

Na eventualidade de Temer perder o mandato em uma decisão da Justiça eleitoral, a legislação prevê uma eleição indireta a ser realizada pelo Congresso Nacional.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)