Topo

Mundo dos celulares busca se reinventar além de telefones e 5G

24/02/2017 12h40

Por Eric Auchard e Sophie Sassard

FRANKFURT/LONDRES (Reuters) - Buscando escapar de um ciclo de preços decrescentes e regulações rigorosas, grandes operadores de telecomunicações, da Vimpelcom à Telefónica, buscam se reinventar como participantes na internet para escapar da camisa de força de baixo crescimento da indústria.

Na próxima semana, o Congresso Mundial de Dispositivos Móveis, em Barcelona, irá apresentar companhias telefônicas em diversos estágios de aceitação de que o modelo de negócios previsível e de décadas da indústria, baseado na venda de pacotes de dados a milhões, está perdendo força.

Por trás dos novos aparelhos e debates sobre implementações técnicas de redes, a maior feira anual de tecnologia da Europa terá grandes companhias telefônicas mostrando mudanças.

A espanhola Telefónica deve introduzir um plano amplo que chama de "4ª Plataforma" para ajudar consumidores e clientes empresariais a terem maior controle sobre seus dados, e não entregá-los para gigantes da internet como Google, Facebook e Amazon.

A operadora russa e de mercados emergentes Vimpelcom está rasgando muitas partes do livro de regras da telecomunicação para se refazer como uma grande da tecnologia no mundo dos aplicativos de mensagens, que cresce rapidamente.

A gigante norte-americana AT&T assinou uma série de grandes acordos para diversificar ao adquirir a Direct TV por 67 bilhões de dólares e aguarda aprovação para comprar a Time Warner por 110 bilhões de dólares.

"Regulações e pressão de preços sobre operadores de telecomunicações as forçam a buscar áreas adjacentes por novas fontes de receita e margens", disse o advogado Tom Levine, chefe da divisão global de telecomunicações da Allen & Overy. "Não há um consenso sobre como fazer isto".