Topo

Softbank e Foxcoon começam a operar em março join venture de tecnologia

24/02/2017 14h50

TÓQUIO E TAIPEI (Reuters) - O japonês Softbank e a taiuanesa Foxconn devem em breve começar a operar uma joint venture que aprofunda os lanços entre duas das maiores empresas de tecnologia da Ásia, disseram nesta sexta-feira.

O acordo dará à Foxconn, formalmente conhecida como Hon Hai Precision Industry, uma fatia de 54,5 por cento em uma das subsidiárias existentes do Softbank por 600 milhões de dólares, num momento em que ambos os grupos intensificam os investimentos no setor de tecnologia e consideram expandir as operações para os Estados Unidos.

O negócio deve entrar em vigor em 1º de março, reduzindo a participação do Softbank para 45,5 por cento.

A joint venture investirá em iniciativas que integrarão o expertise de investimentos do SoftBank e os serviços avançados de produção e tecnologia da Foxconn, disse a empresa taiuanesa, acrescentando que administrará a operação.

A Foxconn é grande fornecedora da Apple e associada à japonesa Sharp, que fabrica telas de LCD. O Softbank, por sua vez, possui participação em várias empresas, incluindo a operadora de telecomunicações norte-americana Sprint Corp e o grupo chinês de e-commerce Alibaba.

O fundador da Foxconn, Terry Gou, e o presidente executivo do Softbank, Masayoshi Son, vêm fazendo negócios juntos há anos. Ambos estão entre os homens mais ricos da Ásia.

Em dezembro, as duas companhias anunciaram planos sobre uma possível expansão do investimento nos Estados Unidos, depois de uma reunião entre Son e Donald Trump logo após a eleição do magnata como presidente dos EUA.

(Por Naomi Tajitsu e J.R. Wu)