Topo

Preços do petróleo caem com fornecimento dos EUA ofuscando cortes da Opep

28/02/2017 19h39

Por Jessica Resnick-Ault

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira mas não variaram muito, com as preocupações sobre o aumento dos estoques de petróleo dos Estados Unidos ofuscando os cortes de produção realizados pelos países que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Os estoques de petróleo dos EUA cresceram por sete semanas seguidas. As previsões de um novo aumento semanal, desta vez de 3,1 milhões de barris na semana passada, gerou preocupações de que o crescimento da demanda não será suficiente para absorver a produção global.

O barril de petróleo nos EUA caiu 0,04 dólar, a 54,01 dólares, e o Brent caiu 0,34 dólar, a 55,59 dólar o barril.

Para o mês de fevereiro, o Brent teve pouca variação, enquanto o petróleo nos EUA teve ganho mensal um pouco superior a 2 por cento.

A Opep até agora tem surpreendido o mercado ao mostrar uma obediência recorde ao acordo de redução de produção, e essa taxa de cumprimento deve aumentar nos próximos meses com os Emirados Árabes Unidos e o Iraque prometendo atingir rapidamente suas metas.

Embora o acordo de redução firmado em 30 de novembro tenha provocado um aumento de 10 dólares no preço do barril, as cotações variaram em uma banda de 3 dólares nas últimas semanas.

"Sem uma obediência total do cartel da Opep e dos produtores de fora da Opep, e sinais de que a demanda está aumentando, estamos posicionados para uma correção", disse Gene McGillian, gerente de pesquisa de mercado da Tradition Energy em Stanford, no Estado de Connecticut.

Ele disse que os preços devem permanecer travados nos patamares atuais, a não ser que apareçam sinais de que o acordo de corte da produção fracassou ou que a obediência a ele está caindo.