Topo

Grã-Bretanha revisará segurança do Parlamento após ataque

26/03/2017 13h28

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha vai revisar a segurança do Parlamento, disseram ministros neste domingo, respondendo às críticas de que um portão para veículos ficou aberto por um tempo durante o ataque fatal de quarta-feira.

Khalid Massod, nascido na Grã-Bretanha, foi morto após matar quatro pessoas incluindo um policial na quarta-feira, quando avançou de carro contra pedestres e depois tentou forçar sua entrada no Parlamento no centro de Londres.

O jornal The Times mostrou gravações que parecem sugerir que o portão estava aberto e sem controle enquanto o policial estava sendo socorrido - um funcionário do governo e policiais disseram que não poderiam nem confirmar nem negar a informação até que a investigação sobre o ataque seja concluída.

A ministra para Assuntos Internos, Amber Rudd, disse à BBC que haveria outra revisão da segurança no Palácio de Westminster, mas que tais arranjos eram continuamente avaliados.

"Há constantes revisões e atualizações para que tenhamos a forma correta de defesa no Parlamento. Não é algo que tratamos como de menor importância. Como resultado disso no curso normal dos negócios, haverá outra revisão", disse ela.

"Acho que o que isso reforça a necessidade de garantir que a segurança seja absolutamente estanque porque os deputados (parlamentares) às vezes se sentem sob pressão em seus distritos eleitorais e no Parlamento."

A polícia está tentando descobrir o que motivou Masood, 52, dizendo acreditar que ele agiu sozinho. Ele usou um carro alugado e uma faca de cozinha, e as autoridades dizem que tais ataques são difíceis de evitar.

(Reportagem de Elizabeth Piper)