Topo

Transbordamento de rios força moradores a subirem nos tetos das casas no leste da Austrália

31/03/2017 11h25

Por Tom Westbrook e Colin Packham

SYDNEY (Reuters) - O transbordamento de rios alagou cidades do litoral leste da Austrália nesta sexta-feira, obrigando milhares de pessoas a deixarem as áreas enquanto, enquanto águas rápidas cortavam estradas e destruíam pontes na esteira de um ciclone poderoso que passou pela região.

A zona atingida pelo ex-ciclone Debbie se estendeu por mil quilômetros, das ilhas turísticas tropicais do Estado de Queensland e da Costa Dourada às terras de cultivo do Estado de Nova Gales do Sul, e há relatos de que mais de 100 mil casas ficaram sem energia.

As águas de seis grandes rios alcançaram níveis de inundação e continuam subindo, informou o Escritório de Meteorologia.

Sirenes de alerta de inundação foram acionadas antes do amanhecer em Lismore quando o rio Wilsons ultrapassou o dique da cidade. Ao raiar do dia o centro da cidade de 25 mil habitantes na região dos Rios do Norte, em Nova Gales do Sul, estava debaixo da água.

Várias outras cidades também ficaram submersas ao longo do dia devido aos alagamentos.

Moradores ilhados subiram nos telhados das casas para esperar pelo resgate, mas as águas velozes e os ventos intensos impediram que as equipes de emergência chegassem a alguns deles.

Agricultores levaram seus rebanhos para terras mais altas, e outros cercaram suas propriedades com sacos de areia na tentativa desesperada de conter o avanço da inundação.

A polícia de Nova Gales do Sul disse ter recuperado o corpo de uma mulher das águas nesta sexta-feira, a primeira morte relatada desde a chegada do ciclone Debbie. As autoridades temiam mortes de quinta para sexta-feira, já que as águas subiram com rapidez durante a noite.

O ciclone Debbie, uma tempestade de categoria quatro, atingiu Queensland na terça-feira, destruindo resorts turísticos, derrubando linhas de transmissão de energia e obrigando o fechamento de minas de carvão, mas desde então se transformou em uma depressão causadora de chuvas.