Turquia intensifica apoio ao Catar e debate tensões regionais com sauditas

Por Daren Butler e Tulay Karadeniz

ISTAMBUL/ANCARA (Reuters) - A Turquia enviou um primeiro navio de suprimentos alimentares ao Catar nesta quinta-feira e também está enviando um pequeno contingente de soldados, noticiou a mídia turca, e o presidente do país, Tayyip Erdogan, conversou com líderes sauditas sobre o apaziguamento das tensões na região.

A Turquia apoiou o Catar depois que Arábia Saudita, Egito e outros países árabes cortaram todos os laços econômicos e diplomáticos com Doha este mês acusando o regime catariano de apoiar o terrorismo, acusação que o Catar nega.

Ancara também procura manter boas relações com o restante do Golfo Pérsico, e fontes do escritório de Erdogan disseram que ele conversou por telefone de quarta para quinta-feira com o rei saudita Salman e com o novo príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, parabenizando o último por sua promoção.

O rei Salman escolheu seu filho como o primeiro da linha sucessória na quarta-feira.

"Chegou-se a um acordo para intensificar os esforços para acabar com a tensão na região relacionada ao Catar", disseram as fontes em um comunicado, no que diz respeito aos telefonemas, nesta quinta-feira.

O Parlamento turco acelerou a aprovação de uma legislação em 7 de junho para permitir que mais tropas sejam enviadas a uma base militar no Catar que abriga soldados turcos, conforme um acordo assinado em 2014.

"Não é econômico ou sustentável enviar suprimentos alimentares normais por avião", disse Erdogan à agência de notícias estatal Anadolu na quarta-feira, acrescentando que está começando a enviar ajuda por terra e mar. Ele ainda disse que produtos de consumo duráveis e utensílios domésticos também serão encaminhados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos