Topo

Lula lidera cenários para 2018 com pelo menos 35% das intenções de voto, diz Datafolha

30/09/2017 18h26

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança de possíveis cenários para corrida presidencial de 2018, com pelo menos 35 por cento das intenções de voto em primeiro turno, mostrou nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado.

Condenado em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, Lula aparece como vencedor em um eventual segundo turno, com exceção de uma disputa hipotética contra o próprio Moro. Os dois têm empate técnico, segundo o site do jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento ainda aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatados em segundo lugar, com ele oscilando entre 16 e 17 por cento e ela entre 13 e 14 por cento em eventual disputa com o ex-presidente.

Conforme o Datafolha, tanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin , quanto o prefeito da capital paulista, João Dória, ambos do PSDB, atingem 8 por cento das intenções de voto em um cenário que inclui Lula, Bolsonaro e Marina como adversários.

Em um segundo turno, o ex-presidente pela primeira vez leva vantagem sobre todos os concorrentes, exceto Moro. Na pesquisa divulgada em junho, Lula já tinha mais intenções de votos que seus principais adversários, mas empatava com Marina e o juiz federal em um segundo turno.

A candidatura do ex-presidente pode ser inviabilizada caso ele seja condenado em segunda instância. Neste caso, 26 por cento disseram que votariam com certeza em alguém indicado por ele, mostrou o Datafolha.

A pesquisa completa será publicada na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

(Por Gabriela Mello)