Paramilitares do Iraque combatem curdos em ofensiva para ocupar polo petrolífero
Por Maher Chmaytelli
BAGDÁ (Reuters) - Paramilitares iraquianos pró-governo lançaram uma ofensiva contra tropas curdas nesta terça-feira perto da fronteira com a Turquia, investindo rumo a uma passagem fronteiriça estratégica e um polo de exportação de petróleo que Bagdá diz precisar controlar.
O governo do Iraque alterou o equilíbrio de poder no norte do país desde que iniciou uma campanha na semana passada para reconquistar territórios dos curdos, que governam uma região autônoma de três províncias no norte iraquiano e também tomaram outros territórios na mesma região.
Os curdos realizaram um referendo de independência no mês passado que Bagdá considerou ilegal e ao qual reagiu retomando a cidade de Kirkuk, as áreas de produção petrolífera ao redor e outros territórios que os curdos haviam capturado do Estado Islâmico.
O primeiro-ministro iraquiano, Haidar Abadi, ordenou que o Exército reconquiste todos os territórios em disputa, e também exigiu o controle central de todas as passagens da fronteira com a Turquia, todas elas situadas dentro da região autônoma dos curdos.
Uma autoridade curda disse que as forças de segurança curdas, conhecidas como peshmerga, repeliram com sucesso um avanço de paramilitares pró-governo apoiados pelo Irã na região de Rabi'a, 40 quilômetros ao sul da área fronteiriça de Fish-Khabur.
Fish-Khabur é estrategicamente vital porque o petróleo de partes curdas e partes comandadas pelo governo no norte do país se cruzam em um oleoduto localizado no local que segue para a Turquia, a principal rota de exportação internacional que parte daquela área e é crucial para qualquer ambição separatista dos curdos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.