Topo

Casa Branca tem planos de colocar atual chefe da CIA como secretário de Estado

30/11/2017 15h33

Por John Walcott

WASHINGTON (Reuters) - A Casa Branca desenvolveu um plano para trocar em semanas o atual secretário de Estado, Rex Tillerson, que tem tido uma relação cada vez mais tensa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo atual diretor da CIA, Mike Pompeo, disseram autoridades de alto escalão nesta quinta-feira.

Pelo plano, o senador republicano Tom Cotton será escolhido para substituir Pompeo na Agência Central de Inteligência (CIA), disse o jornal The New York Times, citando autoridades de alto escalão.

O jornal, o primeiro a relatar o plano, disse que não está imediatamente claro se Trump deu aprovação final para o que seria a mudança mais significativa em seu governo desde sua posse em janeiro.

A saída de Tillerson colocaria fim a um período complicado para o ex-presidente-executivo da Exxon Mobil que se viu cada vez em lados opostos aos de Trump em questões como a Coreia do Norte e tem sido alvo de críticas pelos cortes que fez no Departamento de Estado.

Em outubro, houve relatos de que Tillerson, em conversas privadas, chamou Trump de "idiota", o que o secretário negou.

O episódio ocorreu dias depois de Trump afirmar no Twitter que Tillerson não deveria desperdiçar tempo em busca de engajamento diplomático com a Coreia do Norte.

(Reportagem de Eduardo Simões)