Topo

Presidenciável de partido governista do México aparece 14 pontos atrás de rival em pesquisa

30/11/2017 16h20

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O recém-lançado pré-candidato presidencial do partido governista do México, José Antonio Meade, apareceu 14 pontos percentuais atrás de seu principal rival, Andrés Manuel López Obrador, apontou uma pesquisa de intenção de voto nesta quinta-feira.

A sondagem do diário Reforma mostrou Meade, que renunciou ao cargo de ministro das Finanças em 27 de novembro para pleitear a indicação do Partido Revolucionário Institucional (PRI), com 17 por cento de apoio, e Lopez Obrador, candidato de esquerda, com 31 por cento.

    O México elege um novo presidente em julho de 2018. Embora o PRI não vá formalizar sua candidatura até 18 de fevereiro, a legenda já se inclina para Meade, mesmo ele não sendo um membro.

    A credibilidade do PRI, que dominou a política mexicana durante a maior parte do século passado, foi seriamente abalada pela corrupção, a violência de gangues e acusações de fraude eleitoral. Meade, porém, evitou escândalos de corrupção em sua função, e parte do seu apelo reside no fato de ser um outsider.

    Meade também ocupou ministérios no governo da sigla de centro-direita Partido da Ação Nacional (PAN) entre 2006 e 2012, e o PRI espera que seu pedigree lhe permita conquistar votos de partidos adversários.

    A pesquisa, realizada entre 23 e 27 de novembro, entrevistou 1.200 mexicanos e teve uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais, disse o Reforma.

    As datas sugerem que foi realizada em grande parte antes de Meade anunciar sua intenção de suceder o presidente Enrique Peña Nieto.

    O levantamento coloca Meade dois pontos atrás de um terceiro candidato em potencial, Ricardo Anaya, líder do PAN.

    (Por Dave Graham)