Topo

Ano Novo pode levar temperaturas mínimas recordes para Costa Leste e Meio-Oeste dos EUA

31/12/2017 10h44

(Reuters) - Condições climáticas de extremo frio darão início ao novo ano na maior parte a leste das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos neste fim de semana, levando temperaturas mínimas recordes ao Centro-Oeste, dificultando viagens e esfriando as celebrações de Ano-Novo.

A temperatura na Times Square, na cidade de Nova York, deve cair para cerca de 12 graus Celsius abaixo de zero, com ventos frios de quase 18 graus negativos durante as horas finais de 2017, informou o Serviço Meteorológico Nacional, testando a força de vontade de centenas de milhares de foliões na véspera do Ano-Novo.

Na região central, a próxima semana pode ter temperaturas baixas registradas pela última vez há 130 anos em partes do Nebraska, disse David Eastlack, meteorologista do serviço de meteorologia. Isso inclui uma mínima recorde de 30 graus negativos para terça-feira.

"O frio intenso será perigoso", disse ele em entrevista por telefone, alertando moradores do Nebraska e de Iowa para evitarem sair de casa ou viajarem de carro. Ele disse que os ventos frios estarão por volta de 37 graus negativos, um nível em que congelamento pode acontecer dentro de 10 minutos.

O serviço meteorológico previu que mínimas podem atingir entre 7 e 34 graus abaixo de zero de Montana às Dakotas e Minnesota, bem abaixo da média.

(Reportagem de Bernie Woodall, em Fort Lauderdale, e Dan Whitcomb, em Los Angeles)