Topo

Coreia do Sul captura 2º navio suspeito de fornecer petróleo à Coreia do Norte

31/12/2017 10h20

Por Yuna Park e Hyunjoo Jin

SEUL (Reuters) - Autoridades da Coreia do Sul capturaram um navio de bandeira do Panamá suspeito de transferir produtos petrolíferos para a Coreia do Norte em uma violação das sanções internacionais, disseram autoridades alfandegárias neste domingo.

A captura foi a segunda a ser divulgada pela Coreia do Sul em poucos dias, no momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) amplia os esforços para reduzir a oferta de petróleo para a Coreia do Norte após seus testes com mísseis nucleares ou balísticos.

O navio foi capturado no porto de Pyeongtaek-Dangjin, disse a autoridade à Reuters sem dar mais detalhes, devido à sensibilidade da questão. O porto fica na costa oeste, ao sul de Incheon.

Uma autoridade marítima também confirmou a captura, que segundo ele aconteceu "recentemente".

A data estimada de chegada do navio no porto era 19 de dezembro, segundo a VesselFinder Ltd., um fornecedor de serviços de rastreamento.

O navio pode carregar 5.100 toneladas de petróleo e tem tripulação principalmente da China e de Mianmar, de acordo com a agência de notícias Yonhap, acrescentando que a inteligência e autoridades alfandegárias da Coreia do Sul estão realizando uma investigação conjunta.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores confirmou a investigação, negando-se a dar mais detalhes.