Topo

Mulheres são assediadas em festa de caridade exclusiva para homens em Londres, diz jornal

24/01/2018 13h30

LONDRES (Reuters) - Mulheres contratadas para entreter empresários e políticos em uma festa de arrecadação de fundos para uma organização de caridade composta somente por homens foram apalpadas e assediadas sexualmente durante o evento, relatou o jornal Financial Times, nesta quarta-feira.

Em um momento de intenso debate público sobre assédio sexual no ambiente de trabalho, a reportagem causou imediata indignação contra a organização "The Presidents Club". Um grande patrocinador rompeu laços com a caridade e dois hospitais infantis disseram que vão devolver todas as doações.

O Financial Times relatou que durante um período de tempo de mais de seis horas, mulheres contratadas para a festa foram tocadas, cantadas, enfrentaram tentativas de beijos, comentários obscenos e pedidos para encontrar convidados em seus quartos de hotel.

Algumas disseram que homens colocaram as mãos por debaixo de suas saias, segundo a reportagem, e uma disse que um convidado expôs seu pênis a ela.

O fundo de caridade do clube, fundado há mais de três décadas para arrecadar fundos para crianças necessitadas, disse ao jornal que organizadores estavam chocados com a reportagem.

"Esse tipo de comportamento é totalmente inaceitável. As alegações serão investigadas de forma completa e ações rápidas e apropriadas serão tomadas".

Os dois chairmen do fundo não estavam disponíveis para comentar.

Em um debate convocado às pressas no Parlamento, políticas furiosas se reuniram para denunciar o comportamento descrito no artigo como desprezível.

"É bastante extraordinário para mim que no século 21 alegações desse tipo ainda estejam surgindo", disse Anne Milton, do Ministério de Educação, durante o debate. "Não tenho palavras".

Ela anunciou que o empresário de bens de luxo David Meller, um dos co-organizadores do evento, estava renunciando como membro do conselho não executivo de seu ministério.