Presidente tcheco Zeman é reeleito com mensagem contra imigração
Por Robert Muller e Jason Hovet
PRAGA (Reuters) - O presidente tcheco Milos Zeman conquistou um segundo mandato em uma eleição presidencial neste sábado, ganhando o apoio de eleitores por sua posição firme contra imigração e seu cortejo a Rússia e China.
Na disputa contra Jiri Dahos, um acadêmico fortemente pró-União Europeia, Zeman ganhou por 51,4 por cento contra 48,6 por cento de seu adversário.
Zeman, de 73 anos, é a última figura proeminente entre os políticos ativos do período de transição pós-comunismo do país na década de 1990, e se transformou de um primeiro-ministro de centro esquerda há 16 anos a um presidente com inclinações à extrema-direita.
A votação mostrou a preocupação de eleitores tchecos com segurança, apesar de um período de rápido crescimento econômico e salários crescentes. A imigração era o assunto principal, mais de dois anos após a União Europeia enfrentar pela primeira vez um grande fluxo de refugiados --dos quais quase nenhum apareceu na República Tcheca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.