PUBLICIDADE
Topo

Resposta de Coreia do Norte a comentários de Pence foi "gota d'água", diz autoridade dos EUA

AFP/KCNA VIA KNS
Imagem: AFP/KCNA VIA KNS

24/05/2018 13h52

A reação da Coreia do Norte aos comentários feitos pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, foi a "gota d'água" que levou Washington a cancelar a cúpula planejada entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

O vice-ministro de Relações Exteriores norte-coreano chamou de estúpidos os comentários feitos por Pence sobre a Coreia do Norte e sugeriu que os dois países poderiam se encontrar para uma cúpula ou para um confronto nuclear.

Pence disse em entrevista ao canal Fox News na segunda-feira que a interação com a Coreia do Norte pode "terminar como o modelo líbio se Kim Jong Un não fizer um acordo".

A autoridade da Casa Branca disse que, após a reação da Coreia do Norte a esses comentários, autoridades de alto escalão do governo realizaram discussões que levaram ao cancelamento da cúpula.

Uma segunda autoridade da Casa Branca disse que a ameaça de um conflito nuclear foi um importante fator na decisão de Trump de desistir de se encontrar com Kim.

"Os norte-coreanos literalmente ameaçaram uma guerra nuclear no comunicado divulgado na noite passada. Nenhuma cúpula pode ser bem sucedida sob essas circunstâncias", disse.