Resposta de Coreia do Norte a comentários de Pence foi "gota d'água", diz autoridade dos EUA
A reação da Coreia do Norte aos comentários feitos pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, foi a "gota d'água" que levou Washington a cancelar a cúpula planejada entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
O vice-ministro de Relações Exteriores norte-coreano chamou de estúpidos os comentários feitos por Pence sobre a Coreia do Norte e sugeriu que os dois países poderiam se encontrar para uma cúpula ou para um confronto nuclear.
Pence disse em entrevista ao canal Fox News na segunda-feira que a interação com a Coreia do Norte pode "terminar como o modelo líbio se Kim Jong Un não fizer um acordo".
A autoridade da Casa Branca disse que, após a reação da Coreia do Norte a esses comentários, autoridades de alto escalão do governo realizaram discussões que levaram ao cancelamento da cúpula.
Uma segunda autoridade da Casa Branca disse que a ameaça de um conflito nuclear foi um importante fator na decisão de Trump de desistir de se encontrar com Kim.
"Os norte-coreanos literalmente ameaçaram uma guerra nuclear no comunicado divulgado na noite passada. Nenhuma cúpula pode ser bem sucedida sob essas circunstâncias", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.