Topo

Temer, Eunício e Maia se reúnem e pedem, em nota, que caminhoneiros voltem ao trabalho

29/05/2018 17h07

BRASÍLIA (Reuters) - Os presidentes da República, Michel Temer, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), divulgaram uma nota conjunta nesta terça-feira pedindo aos caminhoneiros que voltassem ao trabalho, depois do acordo fechado com o governo, e que evitem que o movimento seja usado com "objetivos políticos".

"Em face do acordo firmado para por fim à greve dos caminhoneiros, que tiveram as suas reivindicações acolhidas, os presidentes da República, Michel Temer, do Senado Federal, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, conclamam todos os envolvidos nas manifestações a retornarem ao trabalho e propiciar normalidade à vida de todos os brasileiros", afirma a nota conjunta.

"Há necessidade indispensável de abastecer todos os setores da economia nacional, particularmente aos que dizem respeito a alimentação, medicamentos e combustíveis."

Na nota, os três presidentes se comprometem ainda a aprovar a colocar em prática "no menor tempo possível" as medidas do acordo assinado com os caminhoneiros e afirmam que "este momento, os Poderes Executivo e Legislativo estão unidos na defesa dos interesses nacionais".

"Importante ainda evitar que, tendo alcançado seus objetivos, esse movimento venha a ser usado com objetivos políticos", diz o texto.

Os três presidente se reuniram esta tarde no Palácio do Planalto, a pedido de Temer, em uma tentativa de mostrar uma fachada unida frente ao movimento, depois da troca de acusações e dificuldades de comunicação nos últimos dias. Pela primeira vez em várias semanas, fotógrafos e cinegrafistas foram chamados pelo Planalto a fazer imagens do encontro.

Apesar da tentativa de uma ação coordenada, as imagens mostram os três presidentes sérios e desconfortáveis em uma reunião que durou cerca de 40 minutos.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)