Trump muda de tom em reunião com Merkel após criticar Alemanha
BRUXELAS (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que teve uma "ótima reunião" com a chanceler alemã, Angela Merkel, nos bastidores de uma cúpula da Otan nesta quarta-feira, horas depois de ter criticado severamente a política alemã sobre gastos de defesa e importações de gás da Rússia.
O tom dos comentários contrastou com uma reunião anterior entre Trump e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, quando o presidente norte-americano disse que a dependência alemã da energia russa deixava Berlim "sob o controle" de Moscou e Merkel, em seguida, se referiu a sua juventude na soviética Alemanha Oriental para insistir que o país é agora totalmente soberano.
"Estamos tendo uma ótima reunião. Estamos discutindo gastos militares... falando sobre comércio", disse Trump a repórteres na sala da reunião.
"Temos um relacionamento muito, muito bom com a chanceler. Temos um relacionamento fantástico com a Alemanha", acrescentou, dizendo que havia mencionado suas preocupações sobre um novo gasoduto planejado pela Rússia para a Alemanha.
Trump enfatizou o sucesso da reunião bilateral e o potencial de resolver os problemas.
"Eu acredito que nosso comércio irá aumentar e muita outras coisas irão aumentar, mas veremos o que acontece."
Merkel, falando por meio de um tradutor, disse que a reunião era uma "oportunidade de realizar uma troca sobre desenvolvimentos econômicos... e também sobre o futuro de nossas relações comerciais".
Merkel disse ser muito importante realizar trocas como a reunião que estava tendo com Trump porque "no final das contas, nós somos parceiros. Somos bons parceiros e nós esperamos continuar a cooperar no futuro".
(Reportagem de Jeff Mason)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.