Topo

Coreias debaterão criação de equipe de ginástica conjunta para Tóquio 2020

28/09/2018 11h03

SEUL (Reuters) - As duas Coreias trabalharão em um plano para criar uma equipe de ginástica conjunta para a Olimpíada de Tóquio de 2020, disse a associação de ginástica de Seul, e as conversas devem acontecer durante o próximo campeonato mundial.

A agência de notícias Yonhap relatou que autoridades da Associação de Ginástica da Coreia (KGA) se encontrarão com suas contrapartes norte-coreanas e estudarão a proposta durante o evento de 25 de outubro a 3 de novembro em Doha.

Na semana passada as Coreias disseram que concordaram em apresentar uma proposta conjunta para sediar a Olimpíada de 2032 depois de uma cúpula entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, em Pyongyang.

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) também está disposta a ajudar a interação esportiva entre os vizinhos, de acordo com a reportagem.

"Um encontro executivo da FIG será realizado em Pyongyang em janeiro próximo", disse uma autoridade não identificada da KGA, segundo citação da Yonhap. "A participação da Coreia do Norte na Copa da Coreia e seus planos de apoio poderiam ser debatidos".

Na tentativa de amenizar as tensões na península coreana, uma equipe conjunta participou da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang deste ano e as duas nações também enviaram equipes conjuntas sob a mesma bandeira aos Jogos Asiáticos em Jacarta e Palembang.

(Por Sudipto Ganguly em Mumbai)