Cuba realiza pagamentos de dívidas com países ocidentais e firma 10 acordos novos
Por Marc Frank
HAVANA (Reuters) - Cuba pagou nesta semana a terceira cota de uma dívida renegociada de 2,6 bilhões de dólares com 14 países, disseram diplomatas, e firmou 10 novos acordos de investimento, como parte da primeira negociação de dívida aprovada pelo regime cubano desde a revolução de 1959.
Em 2015 Cuba fez um acordo com membros do Clube de Paris, formado por países credores que perdoaram 8,5 bilhões de dólares de uma dívida de 11,1 bilhões que a ilha devia desde 1986, assim como outros déficits.
O reembolso da dívida restante foi reestruturado até 2033. Cuba pagou aproximadamente 60 milhões de dólares no ano passado e quase 70 milhões de dólares das dívidas com vencimento em 31 de outubro neste ano.
O pacto foi firmado quando as relações entre Estados Unidos e Cuba melhoraram durante a Presidência do democrata Barack Obama, que também permitiu a Havana reforçar os laços com outras nações ocidentais.
Cuba não é filiada ao Fundo Monetário Internacional (FMI) nem ao Banco Mundial.
"O governo de cada país credor participante ou suas instituições apropriadas podem vender ou intercambiar no marco da permuta da dívida" uma grande proporção da dívida restante, segundo o acordo do Clube de Paris, visto pela Reuters.
Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Reino Unido, Itália, Japão, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça renegociaram suas dívidas bilateralmente desde 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.