EUA ajudarão Seul a levar remédios para gripe à Coreia do Norte apesar de impasse
Por Hyonhee Shin
SEUL (Reuters) - Os Estados Unidos concordaram em ajudar a Coreia do Sul a enviar remédios contra a gripe à Coreia do Norte, comunicou uma autoridade sul-coreana nesta sexta-feira, após Washington dizer que auxiliará o esforço apesar de um impasse nas negociações nucleares.
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeu trabalhar pela desnuclearização em uma cúpula histórica com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Cingapura em junho, mas os dois lados fizeram pouco progresso desde então.
A Coreia do Norte provocou novas dúvidas sobre um acordo nuclear na quinta-feira, quando sua mídia estatal disse que qualquer pacto para que o país abdique de seu arsenal nuclear tem que incluir a eliminação completa de "ameaça nucleares" dos EUA.
Enquanto EUA e Pyongyang discutem um acordo nuclear, a Coreia do Sul se mostra disposta a melhorar a relação com sua antiga rival e vem adotando medidas para estabelecer ligações em várias áreas, inclusive transporte e assistência humanitária.
Os EUA temem que os sul-coreanos possam estar se precipitando no estabelecimento de tais laços, tendo em conta o pouco avanço na desnuclearização.
Apesar disso, Stephen Biegun, representante especial dos EUA para a Coreia do Norte, disse na quarta-feira, ao chegar à Coreia do Sul para conversas, que estudará com grupos humanitários como levar "assistência adequada" à Coreia do Norte, especialmente no inverno.
O representante especial da Coreia do Sul para os assuntos de paz e segurança coreanos, Lee Do-hoon, disse depois de conversar com Biegun na quinta-feira que os EUA concordaram em fornecer o remédio contra a gripe Tamiflu à Coreia do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.