PUBLICIDADE
Topo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge a fronteira entre Equador e Peru

22/02/2019 14h09

QUITO/LIMA (Reuters) - Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu a região da fronteira entre Peru e Equador na manhã desta sexta-feira, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O epicentro do abalo ocorreu em uma área pouco povoada a 224 km a leste-sudeste de Ambato, no Equador, a uma profundidade de 132 km. A leitura inicial do USGS avaliou o terremoto, que ocorreu às 5h17 da manhã (horário local), com magnitude 7,7.

Não há risco de um tsunami ser desencadeado, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, e não houve relatos iniciais de vítimas ou danos.

O presidente equatoriano, Lenín Moreno, disse em sua conta no Twitter que os relatórios preliminares "não indicam grandes danos", embora tenha acrescentado que as equipes de resposta foram acionadas e os tremores foram "sentidos por todo o país".

Algumas áreas ficaram sem energia, disseram as autoridades, ao passo que os oleodutos e as hidrelétricas do país continuaram operando normalmente.

O serviço de emergência do Equador afirmou que o terremoto principal e outros tremores menores desencadearam relatos de pequenos ferimentos, retiradas de pacientes e equipes de diversos hospitais no sul do país, além de danos em algumas cidades na região amazônica.

"Senti as paredes e o chão tremendo. Eu estava muito assustada e fomos para a rua", disse Lissette Alarcón, uma universitária de 25 anos, à Reuters.

(Por Mitra Taj, em Lima; Alexandra Valencia, em Quito; e Jason Neely e John Stonestreet em Londres)