Topo

Xi diz que China conseguiu resultados "positivos" em controle de coronavírus

06/02/2020 12h19

PEQUIM (Reuters) - A China alcançou resultados "positivos" em suas medidas de prevenção e controle na batalha contra o novo coronavírus, disse o presidente Xi Jinping ao rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, por telefone, informou a agência do governo chinês.

As autoridades conversaram sobre "esforços para combater e controlar a nova epidemia de coronavírus", segundo a agência.

A China declarou uma "guerra do povo" contra o vírus, e toda a nação está trabalhando em conjunto para combatê-lo, disse Xi.

"A China tem uma forte capacidade de mobilização, uma rica experiência em responder a incidentes de saúde pública e é confiante e capaz de vencer a batalha por prevenção e controle da epidemia", informou a reportagem, parafraseando o presidente.

O país espera que os demais países respeitem e compreendam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre viagens, disse Xi.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou na segunda-feira que não havia necessidade para medidas que "interferissem desnecessariamente nas viagens internacionais e no comércio" como tentativa de conter a proliferação do vírus.

A potência asiática vai manter sua abordagem aberta e transparente no que diz respeito ao modo de lidar com o vírus, acrescentou Xi.

(Da Redação em Pequim)

((Tradução Redação Rio de Janeiro, +5521 2223 7141)) REUTERS DM ES