Topo

China diz que controle de coronavírus começa a funcionar; mais 70 casos em navio de cruzeiro

16/02/2020 12h34

(Reuters) - O número de novos casos de coronavírus na China caiu neste domingo e uma autoridade de saúde afirmou que as intensas tentativas de parar sua propagação estão começando a funcionar, enquanto outras 70 pessoas testaram positivo em um navio de cruzeiro em quarentena no Japão. 

Os últimos números da China mostraram 68.500 casos da doença e 1.665 mortes, a maioria delas em Hubei. 

A Comissão Nacional de Saúde relatou, neste domingo, 2.009 novos casos, abaixo dos 2.641 do dia anterior, e novas 142 mortes, apenas uma a menos do que as 143 do dia anterior. Somente quatro das novas mortes foram em Hubei.

Mais apoio médico e medidas de prevenção em Hubei impediram mais casos críticos e a proporção de casos críticos entre os confirmados caiu de 32,4% em 27 de janeiro para 21,6% no sábado, disse o porta-voz da Comissão de Saúde da China, Mi Feng.

Casos leves também estão sendo tratados mais rapidamente, evitando que eles se tornem críticos, disse Mi. 

Fora da China continental, houve por volta de 500 casos em aproximadamente duas dúzias de países e territórios, com quatro mortes - no Japão, em Hong Kong, governado pela China, nas Filipinas e na França. 

O maior número fora da China é o navio de cruzeiro Diamond Princess, em quarentena em Yokohama, no Japão, com mais 70 casos relatados neste domingo, chegando a um total de 355 entre os 3.700 passageiros e funcionários a bordo. 

Os que testaram positivo estão sendo enviados ao hospital. Ninguém no navio morreu por causa do vírus.