Topo

Esse conteúdo é antigo

Turquia diz que 132 pessoas em voo do Irã serão colocadas em quarentena

25.fev.2020 - Passageiros e tripulantes de um avião da Turkish Airlines vindo de Teerã ficarão em quarentena - Stringer/Reuters
25.fev.2020 - Passageiros e tripulantes de um avião da Turkish Airlines vindo de Teerã ficarão em quarentena Imagem: Stringer/Reuters

Por Tuvan Gumrukcu e Ceyda Caglayan

25/02/2020 11h01

ANCARA/ISTAMBUL (Reuters) - Todos os 132 passageiros e tripulantes de um avião da Turkish Airlines vindo de Teerã ficarão em quarentena por 14 dias e passarão por exames para uma possível infecção por coronavírus em um hospital de Ancara, disse o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca.

O voo de Teerã levava cidadãos turcos para casa depois que Ancara fechou sua fronteira com o Irã neste fim de semana devido a um surto de coronavírus no local, afirmou Koca em comunicado.

Uma fonte da aviação disse anteriormente que o voo deveria aterrissar em Istambul, um dos maiores aeroportos do mundo, mas foi desviado para Ancara. O Ministério da Saúde negou isso.

"Foi criado um voo especial para cidadãos turcos que desejavam retornar do Irã ao nosso país. Os cidadãos turcos que chegam do Irã para o nosso país serão mantidos em quarentena por 14 dias", declarou Koca.

Nesta terça-feira, o número de mortos pelo coronavírus no Irã subiu para 16. A emissora turca CNN Turk informou que 17 passageiros, incluindo 12 da região iraniana de Qom, eram apontados como suspeitos de estar com o vírus.

A agência de notícias Demiroren, da Turquia, transmitiu imagens mostrando ambulâncias alinhadas ao lado do avião após o pouso em Ancara, com vários funcionários vestindo trajes de proteção brancos na pista.

A Turkish Airlines anunciou na terça-feira que estendeu o cancelamento de voos para cidades iranianas, com exceção de Teerã, até 10 de março.

Na segunda-feira, a companhia aérea cancelou voos para Mashhad, Isfahan, Tabriz e Shiraz. Também disse que reduziu a frequência de voos de Teerã para dois por dia.

Mais de 80.000 pessoas foram infectadas na China desde o início do surto de coronavírus no final do ano passado. O número de mortos na China era 2.663 no final de segunda-feira. O surto se espalhou para cerca de 29 países e territórios.

(Reportagem adicional de Ece Toksabay em Ancara)