Topo

Coronavírus impede cerca de 300 milhões de estudantes de irem à escola, aponta Unesco

05/03/2020 09h36

PARIS (Reuters) - Quase 300 milhões de estudantes ao redor do mundo vão passar semanas em casa a partir desta quinta-feira, quando autoridades fecharam escolas em mais de doze países em uma tentativa de conter a proliferação do coronavírus, informou a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O coronavírus chinês já atingiu cerca de 90 países, infectando mais de 95 mil pessoas e causando a morte de mais de 3.200.

A Itália fechou todas as escolas e universidades nesta quinta-feira até ao menos 15 de março, encorajando aulas online, à medida que tenta desacelerar a taxa de contágio no epicentro europeu.

"A escala e a velocidade globais da atual interrupção educacional são incomparáveis e, se prolongadas, podem ameaçar o direito à educação", disse Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco em Paris.

Em um sinal da rapidez com que o vírus se espalhou, a China, onde se originou o surto de coronavírus, era há duas semanas o único país em que o fechamento das escolas era obrigatório.

Outros nove países implementaram fechamentos escolares locais, de acordo com a agência.

(Por Richard Lough)