Topo

Esse conteúdo é antigo

China ironiza reação dos EUA ao coronavírus em animação no estilo Lego

De Xangai

04/05/2020 14h01

A China publicou, através da agência de notícias estatal Xinhua, uma curta animação intitulada "Era uma vez um vírus", que zomba da resposta dos Estados Unidos ao novo coronavírus usando figuras do tipo Lego para representar os dois países.

Estados Unidos e China estão travados em uma guerra de palavras sobre as origens e a reação à doença, que surgiu na cidade chinesa de Wuhan no final do ano passado e se espalhou por todo o mundo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quinta-feira que achava que o coronavírus havia se originado em um laboratório chinês de virologia, mas se recusou a descrever as evidências.

Na animação, cortinas vermelhas se abrem para revelar um palco com figuras semelhantes a Lego. Uma assume forma de um guerreiro de terracota usando uma máscara facial, e outra representa a Estátua da Liberdade.

"Descobrimos um novo vírus", diz o guerreiro. "E daí?", responde a Estátua da Liberdade. "É apenas uma gripe."

Enquanto o guerreiro emite alertas sobre o vírus e conta os fatos sombrios do surto da China, a Estátua da Liberdade responde com desdém, em imitação às entrevistas de Trump em que ele minimizou a gravidade da doença.

"Vocês estão ouvindo a si mesmos?", pergunta o guerreiro, e então a estátua começa a ficar vermelha de febre e fica presa a uma terapia intravenosa.

"Estamos sempre corretos, apesar de nos contradizermos", responde a estátua. "Isso é o que eu amo em vocês, americanos: sua coerência", diz o guerreiro.

(Reportagem de Engen Tham)