Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden e Putin fazem reunião por telefone sobre situação na Ucrânia

Biden e Putin tentam reduzir tensão em torno da Ucrânia - Montagem/divulgação
Biden e Putin tentam reduzir tensão em torno da Ucrânia Imagem: Montagem/divulgação

Do UOL, em Brasília

12/02/2022 13h40

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da Rússia, Vladimir Putin, iniciaram uma reunião por telefone para discutir o aumento de tropas em torno da Ucrânia, disse uma autoridade da Casa Branca neste sábado, à agência Reuters. Segundo o funcionário, a ligação começou às 11h04 em Washington, 13h04 no horário de Brasília.

O objetivo da conversa é discutir saídas para a crise internacional. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou hoje que os EUA ordenaram a retirada de quase todos os soldados que mantinham na Ucrânia para "reposicioná-los para outros lugares da Europa".

Os Estados Unidos teriam sido informados de que a Rússia discute iniciar a ação militar na Ucrânia na próxima quarta-feira (16), segundo autoridades ouvidas pelo jornal The New York Times.

Para estas mesmas fontes, porém, é possível que a menção de uma data específica pode ser parte de um esforço russo de desinformação.

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, acusou os Estados Unidos de quererem provocar um conflito na Ucrânia com suas acusações de uma iminente invasão militar.

Submarino americano

Ainda hoje, antes do telefonema, um navio da marinha russa afugentou um submarino americano de águas no extremo leste do país, no Pacífico. Segundo a agência Reuters, a interceptação ocorreu depois que o submarino ignorou uma ordem russa de emergir à superfície.

O ministério da defesa russo entrou em contato com o adido de defesa dos EUA para informar o ocorrido. O submarino foi visto perto das ilhas Curilas, próximas ao norte do Japão, por militares russos que faziam exercícios navais com sua frota do Pacífico.

De acordo com a Reuters, a tripulação da fragata russa Marechal Shaposhnikov usou "meios correspondentes" não especificados para fazer a embarcação partir. "O submarino dos EUA deixou as águas territoriais russas em velocidade máxima", teria informado o ministério da defesa.

Reunião com Macron

Mais cedo, ainda hoje, Putin também falou por telefone com o presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo informou uma autoridade da presidência francesa à Reuters, Putin não disse nada durante a ligação que indicasse que ele estaria se preparando para mandar invadir a Ucrânia.

Não vemos nenhuma indicação no que o presidente Putin diz que vai partir para a ofensiva", disse a autoridade a repórteres depois que Macron e Putin falaram ao telefone por quase 90 minutos.

"No entanto, estamos extremamente vigilantes e alertas à postura russa (militar) para evitar o pior", complementou a fonte, de acordo com a Reuters.

Com informações da Reuters