Topo

Esse conteúdo é antigo

Direito da Ucrânia entrar na Otan não pode ser negociado, diz premiê britânico

O direito soberano do povo ucraniano de aderir à aliança militar ocidental Otan não pode ser negociado, disse o primeiro-ministro Boris Johnson - Tolga Akmen/AFP
O direito soberano do povo ucraniano de aderir à aliança militar ocidental Otan não pode ser negociado, disse o primeiro-ministro Boris Johnson Imagem: Tolga Akmen/AFP

Muvija M, Guy Faulconbridge e William James

Londres

14/02/2022 09h32Atualizada em 14/02/2022 10h33

O direito soberano do povo ucraniano de aderir à aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não pode ser negociado, disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nesta segunda-feira.

Johnson acrescentou que conversará "muito em breve" com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para ajudar no processo diplomático que busca solucionar uma crise do Ocidente com a Rússia sobre a Ucrânia.

Reino Unido realizará reuniões de emergência sobre Ucrânia

A ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, vai liderar uma reunião do comitê de resposta a emergências do governo britânico (conhecido como COBR) ainda nesta segunda-feira para discutir a reação à situação na Ucrânia.

"Esta tarde, a secretária de Relações Exteriores (Truss) presidirá uma reunião do COBR para discutir a resposta consular à crise na Ucrânia após a atualização de sexta-feira sobre os aconselhamentos de viagem", disse o comunicado.

"O primeiro-ministro receberá um briefing de segurança dos chefes de inteligência hoje."

"Amanhã, o primeiro-ministro presidirá uma reunião completa do COBR para discutir a resposta do Reino Unido à situação atual."