Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia faz treino com civis para defesa em caso de invasão da Rússia; veja

Ucrânia treina civis para defesa em caso de invasão da Rússia; veja fotos

Do UOL, em São Paulo*

14/02/2022 10h17Atualizada em 14/02/2022 10h41

Moradores de Kiev, na Ucrânia, participaram ontem de um treinamento militar para defesa em caso de invasão da Rússia em meio à tensão com o país liderado por Vladimir Putin. Segundo a Getty, a iniciativa foi organizada por membros do Setor Direito, partido de extrema-direita e movimento político ucraniano.

Mais de 150 mil soldados russos estão mobilizados nas fronteiras com a Rússia e com Belarus. Ao sul do país, navios enviados pelo Kremlin, sede do governo russo, manobram no mar Negro e no mar de Azov, mas o país nega que tenha a intenção de invadir a Ucrânia. Os Estados Unidos, porém, afirmam que a Rússia pode ocupar a Ucrânia a "qualquer momento".

O treinamento para civis inclui o uso de armas, exercícios de medicina tática e comportamento seguro durante a detecção de explosivos.

Imagens veiculadas pelas agências de notícias mostraram mulheres, homens e até mesmo crianças segurando armamentos de grande alcance durante os treinamentos. Uma das imagens (veja acima) mostra um carrinho de bebê em meio aos participantes do treinamento militar.

De acordo com uma pesquisa publicada em dezembro pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev, 58% dos ucranianos e 12,8% das ucranianas estariam prontos para pegar armas e defender o país. Na floresta em torno da capital, todos os sábados, civis de todas as idades aprendem, junto com as brigadas territoriais, as bases do combate militar. Enquanto outros financiam os exercícios.

Treinamentos

Uma matéria da RFI no início de dezembro mostrou que, nos arredores de Kiev, os civis já estavam se preparando para a possibilidade de um ataque militar russo massivo nas principais cidades ucranianas.

Todo fim de semana, dezenas de homens e mulheres ucranianos estão se encontrando em um canteiro de obras abandonado, na floresta, na saída de Kiev. De uniforme, com armas falsas, eles treinam táticas de guerra de contra-insurgência, em caso de ataque do exército russo à Ucrânia.

O batalhão de Defesa Territorial de Kiev tem oficialmente 550 membros, mas seus oficiais estimam que possam mobilizar mais de 2 mil reservistas em caso de alerta. Todos são civis: alguns são veteranos da guerra do Donbass, outros são iniciantes.

EUA dizem que Rússia pode invadir 'a qualquer momento'

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse ontem, em entrevista à CNN, que os Estados Unidos acreditam que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento, mas ainda espera que soluções diplomáticas sejam encontradas.

Sullivan disse que as forças russas estão em um local onde uma invasão pode ocorrer antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em 20 de fevereiro.

De acordo com o jornal The New York Times, os EUA obtiveram informações que a Rússia está discutindo a próxima quarta-feira (16) como a data prevista para o início.

Ele disse novamente que uma ação militar russa provavelmente começaria com ataques de mísseis e bombas que poderia matar civis.

O conselheiro disse ainda que os EUA e seus aliados estão preparados para responder "imediata e decisivamente" caso a Rússia avance.

Moscou tem negado reiteradamente que queira atacar a antiga república soviética, mas exige certas garantias na questão da segurança, entre elas que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não admita entre seus membros a Ucrânia, um ponto inegociável para o Ocidente.

*Com AFP e RFI