Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Envio de sistema de defesa aérea à Ucrânia desestabilizaria situação, diz Rússia

Restos de míssil é visto próximo de terminal de ônibus em Kiev, Ucrânia - Reuters
Restos de míssil é visto próximo de terminal de ônibus em Kiev, Ucrânia Imagem: Reuters

17/03/2022 08h55Atualizada em 17/03/2022 10h00

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse nesta quinta-feira que enviar à Ucrânia sistemas de defesa aérea, como solicitado pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ao Congresso dos Estados Unidos na véspera, seria um fator desestabilizador que não traria paz ao país.

Zelenskiy fez um apelo a parlamentares norte-americanos na quarta-feira para que façam mais para proteger seu país da invasão russa, pressionando pela imposição de uma zona de interdição aérea e pedindo aeronaves e sistemas defensivos.

"Tais entregas... seriam um fator de desestabilização que definitivamente não traria paz à Ucrânia", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, em uma coletiva de imprensa.

"A longo prazo, elas poderiam ter consequências muito mais perigosas", acrescentou.

Os Estados Unidos e seus aliados querem evitar que a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seja arrastada para o conflito na Ucrânia, mas têm fornecido ajuda militar a Kiev desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Moscou chama sua ofensiva na Ucrânia de "operação especial" para destruir as capacidades militares de seu vizinho do sul e capturar o que ela considera como perigosos nacionalistas.

O primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, disse no domingo que a Otan poderia discutir o envio do sistema de defesa aérea S-300 de seu país, de fabricação soviética, para a Ucrânia.