Topo

Esse conteúdo é antigo

Esquema de vacina da covid-19 a países pobres pede entrega mais devagar

Pedido foi feito para não haver desperdício de doses Imagem: ABCVAC

Jennifer Rigby e Francesco Guarascio

Londres

22/06/2022 10h39

Líderes do esquema global que visa levar vacinas contra covid-19 aos mais pobres do mundo estão solicitando a fabricantes como Pfizer e Moderna para interromper ou diminuir as entregas de cerca de meio bilhão de doses para que elas não sejam desperdiçadas.

O Covax, esquema liderado pela Organização Mundial da Saúde, quer entre 400 e 600 milhões de doses de vacinas a menos do que as inicialmente contratadas de seis empresas farmacêuticas, de acordo com documentos internos vistos pela Reuters.

Embora no início a iniciativa tenha lutado por doses, já que os países ricos abocanharam uma oferta limitada, as doações desses mesmos países no final de 2021, bem como a produção melhorada dos fabricantes —juntamente com os desafios de entrega e a hesitação em relação a vacinas em vários países— levaram a um excesso de vacina em 2022.

"O Covax pediu aos fabricantes que reconheçam a situação de excesso de oferta global e apoiem os esforços coletivos para atender às necessidades dos países e evitar desperdícios desnecessários", disse um porta-voz da Gavi, aliança mundial de vacinas, que administra a iniciativa ao lado da OMS.

A Gavi quer que os fabricantes reduzam o tamanho dos pedidos iniciais ou pelo menos os "refaçam", o que significa que eles serão entregues em uma data posterior mais alinhada com quando os países precisarem deles.

As negociações futuras também podem incluir a obtenção de vacinas específicas para variantes atualmente sendo testadas por fabricantes, incluindo Moderna e Pfizer.

Embora a Gavi esteja próxima de um acordo com alguns fabricantes, as negociações contratuais com outras empresas não estão tão avançadas, segundo fontes próximas às negociações. Ainda não há acordos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esquema de vacina da covid-19 a países pobres pede entrega mais devagar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Coronavírus