Topo

Esse conteúdo é antigo

Animado, mas com tosse, Biden participa por vídeo de reunião da Casa Branca após teste positivo para Covid

22/07/2022 18h00

Por Susan Heavey

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou de uma reunião virtual na Casa Branca com assessores econômicos, nesta sexta-feira, para enfatizar o seu bom estado de saúde, um dia depois de testar positivo para coronavírus.

Falando de maneira remota em uma reunião para discutir medidas da Casa Branca para baixar o preço da gasolina, Biden parecia forte e de bom humor, mas com uma notável voz mais grossa, horas depois de seu médico emitir um comunicado dizendo que seus sintomas haviam melhorado.

“Estou me sentindo muito melhor do que pareço”, disse Biden, pedindo desculpas por tosses intermitentes, enquanto descrevia as tentativas mais recentes de baixar o preço da gasolina. “Os preços da gasolina estão baixando. Na verdade, os preços da gasolina têm caído todos os dias”, disse.

Sentado diante de uma mesa na residência da Casa Branca, entre um pacote de bala Halls e uma caixa de lenços que foi rapidamente retirada antes de começar seus comentários, Biden deu um sinal positivo ao ser questionado por repórteres sobre como estava se sentindo.

Uma carta publicada do médico da Casa Branca, Kevin O'Connor, disse que Biden registrou uma temperatura um pouco acima do normal (37,4ºC) na noite de quinta-feira, mas respondeu bem ao tomar Tylenol e está respirando normalmente. 

"Sua voz está mais grave nesta manhã. Seu pulso, pressão sanguínea, taxa de respiração e saturação de oxigênio continuam normais no ar do ambiente", disse. 

O coordenador de Covid para a Casa Branca, Ashish Jha, disse à CNN que Biden está bem, e que seus sintomas leves são basicamente os mesmos. O presidente tinha coriza, fadiga, e uma tosse seca ocasional, disse O' Connor. 

Biden testou positivo para Covid-19 na quinta-feira, quando a Casa Branca disse que ele estava com sintomas leves e continuaria trabalhando, mas em isolamento.

Na sexta-feira, a Casa Branca buscou passar uma sensação de normalidade, publicando outra foto de Biden assinando um projeto de lei no dia anterior usando uma máscara preta. 

O' Connor disse que os dois remédios que Biden toma normalmente, o Eliquis, para fibrilação atrial, e o medicamento para colesterol Crestor, estão suspensos temporariamente para evitar interferência com seu tratamento com o remédio antiviral Paxlovid. Uma baixa dose de aspirina está sendo acrescentada ao tratamento de Biden como uma alternativa de anticoagulante.

"O presidente está tolerando bem o tratamento", disse O'Connor. 

Biden, que aos 79 anos é a pessoa mais velha a ocupar o cargo de presidente dos Estados Unidos, deveria realizar três reuniões virtuais com sua equipe nesta sexta, incluindo assessores econômicos, legislativos e de segurança nacional, mostrou sua agenda pública divulgada pela Casa Branca.

Jha disse que ainda não estava claro exatamente onde Biden, que recentemente retornou de uma viagem ao Oriente Médio, contraiu o coronavírus. Ele disse à CNN que não estava ciente de qualquer caso relacionado entre os contatos próximos de Biden, mas que a Casa Branca continuava rastreando contatos.

(Reportagem de Susan Heavey, Katharine Jackson e Steve Holland)