Topo

Datafolha mostra Lula com 47% e Bolsonaro com 33% a 10 dias da eleição

22/09/2022 20h01

BRASÍLIA (Reuters) -O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou 2 pontos para cima e chegou a 47% das intenções de voto para o Palácio do Planalto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve estável em 33%, apontou pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, a 10 dias da eleição.

A diferença entre os dois líderes da corrida presidencial foi agora para 14 pontos, ante 12 pontos na semana passada. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

A possibilidade de a disputa eleitoral ser liquidada no primeiro turno segue indefinida, mas Lula atingiu agora 50% dos votos válidos (quando são excluídos os brancos e nulos), oscilando 2 pontos para cima em relação à semana passada, de acordo com a pesquisa. Para vencer na primeira rodada de votação, o candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 54% dos votos contra 38% do atual presidente, segundo o Datafolha. Ambos registram os mesmos índices da pesquisa anterior, o que manteve a diferença em 16 pontos.

A uma margem considerável dos dois primeiros colocados, o Datafolha mostrou Ciro Gomes (PDT) com 7% dos votos, ante 8% na pesquisa passada, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), que manteve seus 5%. Ciro e Tebet seguem empatados tecnicamente.

Os que pretendem votar em branco ou nulo se mantiveram em 4%, e 2% responderam que ainda não sabem em quem votar.

A pesquisa também mostrou que Bolsonaro ainda é o candidato com maior rejeição entre os eleitores, com 52%, ante 53% na semana passada. Lula viu sua rejeição variar 1 ponto, de 38% para 39%.

Em terceiro lugar entre os mais rejeitados, vem Ciro, com 24%, mesmo percentual verificado na pesquisa anterior.

Lula e Bolsonaro estão empatados tecnicamente nas Regiões Sul (40% para Lula e 39% Bolsonaro), Centro-Oeste (Bolsonaro com 41% e 38% para Lula) e Norte (42% de Lula contra 36% de Bolsonaro).

Lula tem ligeira vantagem no Sudeste (41% a 36%) e larga vantagem no Nordeste, onde o petista registra 62% e Bolsonaro, 24%.

A avaliação positiva do governo oscilou dentro da margem de erro: 32% avaliam a gestão de Bolsonaro como ótima ou boa (ante 30%). Os mesmos 44% aferidos na pesquisa passada a consideram ruim ou péssima. O governo é considerado regular por 23%, ante 25% no último levantamento.

A pesquisa foi realizada de terça a quinta-feira. O Datafolha entrevistou 6.754 pessoas em 343 cidades do país.

(Reportagem de Maria Carolina MarcelloEdição de Pedro Fonseca)