Topo

Coreia do Sul e EUA lançam mísseis em resposta a lançamento teste da Coreia do Norte

04/10/2022 20h43

SEUL (Reuters) - A Coreia do Sul e as Forças Armadas dos Estados Unidos dispararam uma saraivada de mísseis no mar em resposta ao lançamento de um míssil balístico da Coreia do Norte sobre o Japão, disse Seul nesta quarta-feira, enquanto o teste de maior alcance de Pyongyang até hoje atraiu críticas pelo mundo.

A Coreia do Norte, que tem armas nucleares, testou um míssil balístico de alcance intermediário (IRBM), enviando-o sobre o Japão pela primeira vez em cinco anos e provocando a emissão de um alerta para que os moradores do país se protegessem.

Tropas sul-coreanas e americanas realizaram um exercício de mísseis em resposta, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul nesta quarta-feira.

Cada lado disparou um par de mísseis balísticos de curto alcance ATACMS fabricados nos EUA, de acordo com um comunicado.

As Forças Armadas norte-americanas confirmaram separadamente que um míssil sul-coreano Hyunmoo-2 falhou logo após o lançamento e caiu, mas não causou vítimas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, condenaram o teste da Coreia do Norte nos "termos mais fortes", a União Europeia chamou o lançamento de "ação imprudente e deliberadamente provocativa", e o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, condenou o ato, chamando-o de violação das resoluções do Conselho de Segurança.

Os EUA pediram ao Conselho de Segurança da ONU uma reunião sobre a Coreia do Norte para quarta-feira, mas diplomatas disseram que China e Rússia se opõem a uma discussão pública do órgão de 15 membros.

(Reportagem de Joori Roh)