Quem é Mike Johnson, o novo presidente republicano da Câmara dos EUA?

WASHINGTON (Reuters) - O deputado Mike Johnson foi eleito por seus colegas republicanos para o posto de presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, após três semanas de turbulência e três candidatos fracassados.

Aqui estão cinco fatos sobre o parlamentar conservador em seu terceiro mandato, agora o principal republicano no Congresso:

BIOGRAFIA

Johnson, de 51 anos, nasceu em Shreveport, a terceira maior cidade da Louisiana. Ele é o mais velho de quatro irmãos e filho de um bombeiro que ficou gravemente queimado e incapacitado enquanto trabalhava. 

Antes do Congresso, Johnson atuava como advogado com foco particular em questões de liberdade religiosa, defendendo com sucesso a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Louisiana em 2004.

"Sou cristão, marido, pai, conservador de longa data, advogado constitucional e proprietário de uma pequena empresa, nessa ordem", disse ao jornal Louisiana Baptist Message em 2016.

O parlamentar foi eleito para a Assembleia Estadual da Louisiana em 2015 e concorreu com sucesso ao Congresso em 2016. Ele agora representa o quarto distrito eleitoral da Louisiana, que ocupa a região noroeste do Estado e inclui sua cidade natal, Shreveport.

CONSERVADOR SOCIAL

Johnson é um conservador que talvez seja mais conhecido por sua defesa das tentativas do ex-presidente Donald Trump de anular os resultados das eleições de 2020.

Continua após a publicidade

Como ex-advogado constitucional, ele assinou um documento oferecido à Justiça em caso que tentava anular os resultados eleitorais da Pensilvânia e pediu que Trump "continuasse lutando".

Ele se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e apresentou um projeto de lei em 2022 que proibiria as escolas de promover ou discutir a identidade de gênero.

Johnson se opõe ao direitos relacionados ao aborto, e classificou a rejeição de proteções federais ao aborto como uma "ocasião grande e alegre".

UCRÂNIA

Johnson se opõe ao envio de ajuda à Ucrânia para se defender contra a Rússia, recebendo a nota "F" dos Republicanos pela Ucrânia,  grupo de defesa que compila notas para parlamentares sobre seu apoio ao país. 

EXPERIÊNCIA DE LIDERANÇA

Continua após a publicidade

Johnson serviu como presidente do Comitê conservador  de Estudos Republicano e foi eleito vice-presidente da comissão, mas, fora isso, não tem experiência de liderança --  potencial obstáculo, já que terá de negociar com o Senado de maioria democrata e com a Casa Branca.

Ele também demonstrou capacidade limitada de arrecadação de fundos até agora,  parte normalmente fundamental da atuação do presidente da Casa. 

RELACIONAMENTO COM TRUMP

Johnson é um apoiador declarado de Trump, como evidenciado pelo seu apoio às tentativas de Trump de anular as eleições de 2020. Trump apoiou a eleição de Johnson como candidato.

(Reportagem de Moira Warburton, em Washington)

Deixe seu comentário

Só para assinantes