Biden e Trump fazem 1º debate hoje; o que dizem as pesquisas eleitorais?

O presidente Joe Biden e seu antecessor Donald Trump fazem nesta quinta-feira (27), na CNN, o primeiro debate antes das eleições de novembro nos Estados Unidos. As últimas pesquisas apontam para uma disputa acirrada, com os dois candidatos em empate técnico e pouco impactados pelas condenações de Hunter Biden e do próprio Trump na Justiça. O democrata tem recebido mais apoio de eleitores negros e imigrantes, enquanto o republicano é mais popular entre homens brancos e evangélicos.

Pesquisas avaliam voto popular, mas eleição nos EUA é indireta

Presidente e vice não são eleitos diretamente pelo voto dos cidadãos. Os eleitores, na realidade, escolhem os representantes do Colégio Eleitoral de seus respectivos estados.

Um candidato precisa conquistar 270 dos 538 representantes do Colégio Eleitoral. O número de representantes (delegados) é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada Estado. Dessa forma, o candidato que recebe a maioria dos votos populares pode não ser eleito, como aconteceu em 2016. Na época, Trump não conquistou a maioria dos votos absolutos, mas teve delegados.

Morning Consult

Biden e Trump estão rigorosamente empatados com 44%. Outros 8% dos entrevistados têm intenção de votar em outros candidatos e 4% das pessoas consultadas não souberam ou não quiseram opinar.

Imigração e aborto são questões relevantes para decidir o voto. Para 65% dos entrevistados, a imigração é um tópico considerado "muito importante" para as eleições deste ano —um aumento significativo em relação às pesquisas feitas em 2022, quando a porcentagem era de 50%. Já o aborto foi avaliado como uma questão "muito importante" por 56% dos eleitores. Economia ainda se destaca como tópico principal, seguido de segurança nacional e saúde.

Pesquisa ouviu mais de 10 mil eleitores. A Morning Consult ouviu 10.159 eleitores registrados entre 21 e 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Beacon Research/Shaw & Company Research - Fox News

Candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro na pesquisa da Fox News. Enquanto Biden tem 50% das intenções de voto, Trump tem 48%. Além disso, a análise apontou que os candidatos devem receber os votos de 95% dos eleitores de seus próprios partidos.

Continua após a publicidade

Democrata deve ter apoio de 73% dos eleitores negros. Nas pesquisas feitas antes das eleições de 2020, a porcentagem era de 79%. Na votação de fato, Biden conquistou o voto de 91% dos eleitores negros.

Pesquisa tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. O levantamento foi feito entre 14 e 17 de junho com 1.095 eleitores registrados.

IPSOS/Reuters

Um em cada cinco eleitores não sabe, vai votar em 3ª opção ou não vai votar. A pesquisa mostrou Trump com 41% e Biden com 39%, ainda empatados tecnicamente.

Pesquisa aponta que 10% escolheriam Robert Kennedy Jr. se ele fosse uma das opções. Sobrinho de JFK tem formação de elite, é ambientalista e ativista antivacina.

Levantamento entrevistou 930 eleitores registrados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua após a publicidade

Redfield & Wilton Strategies

Republicano e democrata têm 41% das intenções de voto. Robert Kennedy Jr. seria a opção de voto de 7% dos entrevistados e 8% não sabem responder.

Trump tem apoio de 86% das pessoas que votaram nele em 2020; Biden mantém 78%. Entre os cidadãos que não votaram na última eleição, o republicano tem 27% de apoio e o democrata tem 25%.

Dois em cada cinco eleitores acham a vitória de Trump mais provável. Por outro lado, 36% dos entrevistados acham que Biden deve ganhar a disputa. Os que acreditam em uma situação equilibrada (empate técnico) somam 13%.

Pesquisa foi feita entre 16 e 17 de junho com 1.500 possíveis eleitores. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais para mais ou para menos.

NPR/PBS News/Marist National Poll

Maioria dos eleitores acredita que Trump lidaria melhor com economia e imigração. O republicano conquistou a opinião de 54% dos entrevistados nas duas questões. Biden tem 45% e 44% em cada tópico, respectivamente.

Continua após a publicidade

Biden é considerado melhor para a democracia, lidar com o aborto e se preocupar com o povo. Essa é a opinião de 52%, 54% e 50% dos eleitores, respectivamente. Trump fica com 46%, 42% e 46% em cada questão.

Candidatos estão empatados com 49% nesta pesquisa. Os indecisos representam 2% dos eleitores.

Levantamento entrevistou 1.184 eleitores registrados entre 10 e 12 de junho. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.