Papa Francisco continua com inflamação pulmonar

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - A inflamação pulmonar do papa Francisco e as dificuldades respiratórias associadas persistem, mas ele está em condição estável, sem febre, disse o Vaticano nesta quarta-feira, acrescentando que ele estava continuando a terapia com antibióticos.

No final da semana passada, o papa foi submetido a uma tomografia computadorizada em um hospital de Roma depois que uma gripe o obrigou a cancelar suas atividades. O exame excluiu uma pneumonia, mas detectou a inflamação.

Uma parte de um dos pulmões do papa foi removida quando Francisco era jovem em seu país natal, a Argentina.

"Queridos irmãos e irmãs, bom dia e bem-vindos", disse o papa em sua audiência semanal nesta quarta-feira, realizada no salão Paulo 6º do Vaticano.

O pontífice de 86 anos parecia ofegante e limitou sua fala no evento, realizado no dia seguinte ao cancelamento de sua viagem à cúpula climática COP28 em Dubai por determinação médica.

Ele disse que um assessor leria o texto principal em seu lugar, "já que ainda não estou bem com essa gripe e (minha) voz não está agradável".

Ele foi saudado no salão lotado por aplausos e cânticos de "Viva il papa" (Viva o papa).

Francisco falou novamente no final de sua audiência para pedir a continuação de uma trégua na Faixa de Gaza, a libertação de todos os reféns e o acesso da ajuda humanitária ao território.

"Pedimos paz", disse ele, mencionando também a Ucrânia.

Continua após a publicidade

O papa, que está recebendo relatórios locais da paróquia católica de Gaza, expressou preocupação com a falta de água e pão e com o sofrimento das pessoas comuns.

"A guerra é sempre uma derrota, todo mundo perde (exceto) um grupo que lucra muito: os fabricantes de armas que ganham um bom dinheiro com a morte de outros", disse ele.

Francisco, que tem dificuldade para andar devido a um problema no joelho e às vezes usa uma cadeira de rodas, chegou à audiência desta quarta caminhando, auxiliado por uma bengala.

(Reportagem de Alvise Armellini e Angelo Amante)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora