Tropas ucranianas treinam na Polônia para guerra no inverno rigoroso

Por Kuba Stezycki

WEDRZYN, Polônia (Reuters) - Em um campo coberto de neve no oeste da Polônia, soldados ucranianos estão sendo treinados em guerra de trincheiras, poucos dias antes de serem enviados para a frente de batalha no que se tornou uma guerra de resistência contra a Rússia.

A Reuters estava entre as várias organizações de mídia convidadas esta semana para assistir ao treinamento, que foi conduzido por soldados da Polônia, França e Bélgica, em Wedrzyn, a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Alemanha.

"A maioria das pessoas não tem experiência militar e é ensinada a executar algumas táticas básicas", disse um soldado ucraniano. "Aprendemos a usar armas em áreas urbanas e em trincheiras."

O treinamento foi conduzido pelo Comando de Treinamento de Armas Combinadas, que foi criado como parte dos esforços da União Europeia para ajudar as Forças Armadas da Ucrânia. Os exercícios foram realizados em 24 dos 27 Estados-membros do bloco.

"Continuaremos nos adaptando porque a situação no campo de batalha está mudando todos os dias", disse o tenente-general Michiel van der Laan, diretor-geral do Estado-Maior da União Europeia.

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e agora controla quase um quinto de seu território. A contraofensiva ucraniana, em andamento desde junho, não obteve grandes avanços.

O comandante-em-chefe da Ucrânia, general Valery Zaluzhnyi, disse que a guerra está caminhando para um novo estágio de luta estática e atribulada que pode permitir que Moscou reconstrua seu poder militar.

As operações podem ser ainda mais complicadas devido ao clima, com a chegada do frio intenso do inverno.

Continua após a publicidade

"Eu diria que o inverno é a estação mais exigente no que diz respeito à guerra. Ele limita severamente nosso movimento e manobrabilidade, enquanto o inimigo nos vê claramente por meio de câmeras de calor e drones", disse o soldado ucraniano.

Um segundo soldado ucraniano disse que o treinamento que as tropas estavam recebendo na Polônia os ajudaria a progredir na contraofensiva.

"Lutar nas trincheiras é um dos elementos mais importantes desta guerra... Acho que melhorar as habilidades nessa área ajudará nossos soldados a serem bem-sucedidos no campo de batalha", disse.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes