Ex-líder de Mianmar Suu Kyi é transferida para prisão domiciliar

(Reuters) - A ex-líder de Mianmar e ganhadora do Prêmio Nobel Aung San Suu Kyi foi transferida da prisão para a prisão domiciliar, disse um porta-voz do governo militar à mídia.

"Como o clima está extremamente quente, não se trata apenas de Aung San Suu Kyi... Para todos aqueles que precisam das precauções necessárias, especialmente os prisioneiros idosos, estamos trabalhando para protegê-los da insolação", disse o porta-voz da junta, major-general Zaw Min Tun, em comentários divulgados por quatro veículos de mídia na noite de terça-feira.

Não ficou imediatamente claro para onde Suu Kyi foi transferida. Zaw Min Tun não respondeu aos pedidos de comentário da Reuters.

Suu Kyi foi mantida em prisão domiciliar por um total de 15 anos durante o governo da junta anterior, em uma residência familiar decrépita, de estilo colonial, no Lago Inya, em Yangon, onde ela fez discursos inflamados para multidões de apoiadores através dos portões de metal da propriedade.

Suu Kyi, de 78 anos, está detida pelos militares de Mianmar desde que eles derrubaram seu governo em um golpe de 2021. Ela pode pegar 27 anos de prisão por crimes que vão desde traição e suborno até violações da lei de telecomunicações, acusações que ela nega.

Em fevereiro, seu filho Kim Aris disse que ela estava sendo mantida em confinamento solitário e que estava de bom humor "mesmo que sua saúde não esteja tão boa quanto no passado".

Líderes mundiais e ativistas pró-democracia pediram várias vezes sua libertação.

(Reportagem da Redação da Reuters)

Deixe seu comentário

Só para assinantes