Conteúdo publicado há 27 dias

Presidente da Ucrânia pede que Biden e Xi Jinping participem de cúpula de paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, apelou, neste domingo (26), ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao líder chinês, Xi Jinping, para que se juntem à próxima cúpula de paz, enquanto seu país luta para evitar ataques implacáveis da Rússia em sua invasão que já dura 27 meses.

As forças de Moscou avançaram nas últimas semanas no campo de batalha e intensificaram os ataques aéreos às cidades. Kiev espera que a reunião de junho na Suíça ajude a aumentar a pressão internacional sobre o presidente russo, Vladimir Putin.

Num vídeo em inglês gravado dentro dos restos carbonizados de uma impressora destruída na quinta-feira num ataque aéreo russo, Zelenskiy disse que a cúpula iria "mostrar quem no mundo realmente quer acabar com a guerra".

"Apelo aos líderes do mundo que continuam afastados dos esforços globais da Cúpula Global para a Paz — ao presidente Biden, o líder dos Estados Unidos, e ao Presidente Xi, o líder da China", disse ele. "Por favor, mostrem a sua liderança no avanço da paz — a verdadeira paz e não apenas uma pausa entre os ataques."

A Rússia disse que não vê sentido na conferência para a qual Moscou não esteja atualmente convidada.

Deixe seu comentário

Só para assinantes