Paris isola rio Sena a poucos dias da cerimônia de abertura da Olimpíada

PARIS (Reuters) - A polícia de Paris impôs nesta quinta-feira uma barreira de isolamento para criar um perímetro de segurança nas margens do rio Sena, impedindo a passagem de qualquer pessoa que não tenha autorização.

Os Jogos Olímpicos da capital francesa começarão no dia 26 de julho, com a cerimônia de abertura levando milhares de atletas e performistas para um desfile por seis quilômetros ao longo do rio.

Os organizadores prometem uma festa sem precedentes, mas há riscos de segurança. Barreiras de metal foram instaladas nesta quinta-feira. Qualquer pessoa que viva dentro do perímetro precisa apresentar um passe com um código QR para passar pelos controles.

Alguns parisienses comemoraram a calma no lugar, enquanto outros se irritaram com as novas restrições.

A trabalhadora do setor de luxo Estelle Boubault afirmou que a tranquilidade incomum na zona restrita lembra aquela dos “lockdowns” da pandemia de Covid-19: “Mas é um pouco mais alegre do que a Covid. É a Olimpíada!”.

O desfile de abertura começará na ponte Austerlitz, passará pela catedral de Notre Dame e chegará perto da Torre Eiffel. A organização promete músicas, danças e performances nas margens do rio e em cada ponte sobre ele.

Cerca de 45 mil policiais foram destacados para garantir a segurança da cerimônia, incluindo forças especiais de intervenção. Atiradores de elite estarão no topo dos edifícios, um sistema anti-drones funcionará e haverá checagem de possíveis bombas submersas no Sena.

As autoridades de Paris comunicam aos moradores há meses que eles precisarão de um passe, mas alguns turistas foram pegos desprevenidos. Alguns tiraram fotos dos famosos monumentos por meio das grades de metal.

Deixe seu comentário

Só para assinantes