Vem aí um mês de extremos: veja o que esperar do clima em setembro

Uma nova onda de calor ainda mais forte chega ao Brasil no início de setembro. A previsão é que ela seja mais intensa do que as duas registradas no começo do ano, em março/abril e maio. Sem escapar às alternâncias de temperatura, o mês também terá frente fria vigorosa.

O que aconteceu

Nova massa de ar quente e seco chega ao país. Por ser um mês de transição entre inverno e primavera, setembro traz um aumento das temperaturas em diversos estados. A tendência é que as ondas de calor sejam mais frequentes.

Mês deve ter recordes de temperatura. Os termômetros que marcam mais de 40ºC no Centro-Oeste do Brasil no fim de agosto devem seguir em alta. A Climatempo prevê temperaturas ainda mais altas na primeira quinzena de setembro em vários estados e capitais.

Calor e fogo

Haverá um novo padrão de onda de calor. Embora o tempo quente seja um padrão nessa época do ano e no mês de setembro em grande parte do Brasil, as ondas de calor têm ficado mais intensas, longas e chegado mais cedo nos últimos anos. Desta vez, os modelos meteorológicos indicam que o período de calor será maior.

Tempo seco e quente traz risco para mais queimadas. Historicamente, setembro é uma estação seca no centro do país, com nível médio de chuvas baixo. O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul devem experimentar máximas acima de 40ºC, enquanto Cuiabá pode atingir 43°C. Com isso, a probabilidade de queimadas é alto.

Tem chuva e frio também

Frente fria deve chegar a partir de 19 de setembro. O número de dias frios será menor, mas o MetSul prevê aumento de tempestades severas no Sul do Brasil, a partir do encontro de massas de ar frio e quente. Os temporais não necessariamente são mais intensos, mas ocorrem em maior número.

Previsão inicial para setembro

Confira abaixo a primeira estimativa da Climatempo para setembro, que pode ser ajustada conforme o monitoramento da onda de calor.

Continua após a publicidade

Mato Grosso do Sul e Mato Grosso devem ter temperaturas de 41°C a 44°C. Campo Grande pode chegar a 40°C.

O norte e o noroeste do Paraná, áreas no centro-norte e oeste de São Paulo, o estado de Goiás, o oeste de Minas e o Triângulo Mineiro devem ter calor de 37°C a 40°C.

A capital paulista ainda pode ter calor de 34°C a 36°C e o Rio de Janeiro, de 37°C a 39°C.

Curitiba tem previsão de calor entre 30°C e 32°C.

No Tocantins, Pará e Rondônia, são esperadas temperaturas de 38°C a 41°C.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.