Macron parabeniza Bolsonaro e diz que parceria com Brasil envolve respeito à democracia
O chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, parabenizou nesta segunda-feira (29) Bolsonaro, vencedor das eleições presidenciais. Em um comunicado, ele declarou que deseja manter a cooperação com o país, “respeitando os princípios democráticos”.
O presidente francês foi um dos primeiros líderes europeus a reagir à vitória do candidato do PSL. Em um comunicado, Macron lembra que a França e o Brasil mantêm uma parceria estratégica “em torno de valores comuns de respeito e promoção dos valores democráticos”.
Segundo o texto, "é no respeito desses valores que a França espera dar continuidade à sua cooperação com o Brasil, enfrentando os grandes desafios contemporâneos do nosso planeta, que envolvem a paz e a segurança internacionais, a diplomacia para o meio-ambiente e os acordos de Paris para o clima”, declarou.
Já o partido de Macron, A República em Marcha, manifestou sua preocupação com a eleição do candidato do PSL. Para o deputado Sacha Houlié, "trata-se de uma nova batalha vencida pelos conservadores que deverá ser enfrentada pelos progressistas".
A ex-candidata às eleições presidenciais, Marine Le Pen, símbolo da extrema direita na França, publicou uma mensagem no Twitter para desejar boa sorte ao novo presidente, “que deverá sanear a economia, a segurança e a democracia, em jogo no Brasil". Ela também disse que "os brasileiros puniram a corrupção generalizada e a terrível criminalidade que prosperaram nos governos de extrema-esquerda".
Bolsonaro recebeu telefonema de Trump no domingo
O presidente americano, Donald Trump, já havia telefonado no domingo (28) à noite para cumprimentar o capitão da reserva. "Ambos expressaram um forte compromisso em trabalhar lado a lado para melhorar as vidas das pessoas nos Estados Unidos e no Brasil e, como líderes regionais, nas Américas", afirmou o comunicado da Casa Branca. Bolsonaro nunca escondeu sua admiração por Trump, e muitas vezes é comparado a ele pela imprensa internacional, que o batizou de “Trump” tropical. A posse de Bolsonaro ocorrerá no dia 1° de janeiro de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.