Topo

Milhares de "lenços vermelhos" marcham em Paris pela democracia

27/01/2019 15h41

Milhares de "lenços vermelhos", segundo estimativa da AFP no local, se manifestaram neste domingo (27) em Paris para "defender a democracia e as instituições", frente à violência dos protestos dos "coletes amarelos" nas últimas semanas.

Milhares de "lenços vermelhos", segundo estimativa da AFP no local, se manifestaram neste domingo (27) em Paris para "defender a democracia e as ...

A taxa de comparecimento parece menor que as 10.000 pessoas confirmadas no evento "Marcha republicana das liberdades", no Facebook.

Na marcha, onde se podia ver bandeiras francesas e europeias, os manifestantes gritavam "Sim à democracia, não à revolução". Alguns usavam camisetas com mensagens como "Eu gosto da minha República" e "Stop violência".

De acordo com Laurent Soulié, de 51 anos, organizador da marcha, os "lenços vermelhos" respondem a um chamado da "maioria silenciosa que está escondida em sua casa há 10 semanas".

Ele se refere às manifestações dos "coletes amarelos", que ocorrem todos os sábado no país desde novembro para protestar contra a política social e fiscal do governo. Elas provocaram incidentes violentos e confrontos com forças de segurança.

Marie-Line, de 62 anos, enfermeira dos arredores de Paris, garante que "não é contra a ideia original (dos "coletes amarelos") de protestar um pouco", mas agora quer o fim "da violência verbal ou física".

De acordo com o lema da marcha, o desfile dos "lenços vermelhos" não é bem uma manifestação contra os "coletes amarelos", nem um apoio ao presidente Emmanuel Macron, mas uma defesa ampla da República.

(Com informações da AFP)