Topo

'Marcha do Século' pelo clima reúne milhares de pessoas na França

16/03/2019 16h56

Enquanto o protesto dos "coletes amarelos" terminou com confrontos e vandalismo neste sábado (16) em Paris, praticamente ao mesmo tempo o centro da capital francesa era palco da "Marcha do Século", manifestação destinada a denunciar a falta de ação dos governos contra as mudanças climáticas. Nenhum incidente foi registrado.

Enquanto o protesto dos “coletes amarelos” terminou com confrontos e vandalismo neste sábado (16) em Paris, praticamente ao mesmo tempo o centro da capital francesa era palco da ...

De acordo com a polícia, 45 mil pessoas participaram da marcha parisiense. Os organizadores afirmam 107 mil manifestantes compareceram.

Cerca de 140 organizações, do Greenpeace da França à Fundação Nicolas Hulot, pediram para que as pessoas se manifestassem neste sábado alegando que é "hora de mudar o sistema industrial, político e econômico para proteger o meio ambiente, a sociedade e os indivíduos". Os participantes caminharam entre Ópera de Paris e a praça da République, no centro da capital.

A marcha também foi realizada em outras regiões do país. "Mais de 350 mil pessoas em 220 cidades da França se uniram para denunciar a falta de ação do governo francês frente à mudança climática e seu cinismo frente à crise social", afirmou um dos organizadores.

A manifestação acontece um dia após uma mobilização dos jovens pelo clima. Convocados pela ativista sueca Greta Thunberg, 168 mil pessoas se manifestaram em diferentes cidades francesas na sexta-feira (15).

(Com informações a AFP)