Topo

Nova Zelândia: vulcão frequentado por turistas entra em erupção e deixa mortos e desaparecidos

09/12/2019 06h55

Pelo menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas na erupção do vulcão de White Island, situado na costa da baía de Plenty, no norte da Nova Zelândia, nesta segunda-feira (9). As autoridades do país mobilizaram diversas equipes de resgate para localizar os desaparecidos.

De acordo com John Tims, um representante da polícia local, ainda não há notícias de um grupo de pelo menos dez turistas que continuou na ilha depois da erupção. Em uma coletiva de imprensa em Wellington, a primeira-ministra, Jacinta Ardem, disse que a situação "ainda está evoluindo." Segundo ela, muitos dos turistas que estavam no local são estrangeiros.

A polícia confirmou que cerca de cinquenta turistas neozelandeses e estrangeiros estavam perto do vulcão na hora da erupção, que aconteceu no início da tarde. Alguns deles puderam ser socorridos antes de a polícia ser obrigada a interromper as operações de resgate, por conta dos riscos. Imagens transmitidas ao vivo mostraram pessoas andando em volta da cratera pouco antes da erupção.

Vários helicópteros e aviões sobrevoaram o local e sobreviventes foram retirados a bordo de barcos utilizados em excursões. Muitos turistas gostam de se aventurar no local com máscaras de gás e capacetes de segurança para chegar perto da cratera.

Última erupção aconteceu em 2016

A Agência Nacional de gestão de situações de emergência qualificou a erupção de "moderada". Uma nuvem de cinzas espessa era visível a vários quilômetros. Cerca de 10 mil turistas visitam White Island anualmente. O vulcão registrou diversas erupções nas últimas cinco décadas. A mais recente aconteceu em 2016. Na época, um contaîner de 2,4 toneladas foi transportado de avião para a ilha para servir de abrigo, em caso de erupção.