Topo

Esse conteúdo é antigo

China tem mais de 1 bilhão de pessoas completamente vacinadas contra a Covid-19, diz governo

O país de maior população do planeta, com 1,4 bilhão de habitantes, onde o coronavírus surgiu no fim de 2019, distribuiu 2,16 bilhões de doses de vacinas, informou um funcionário do ministério da Saúde - iStock
O país de maior população do planeta, com 1,4 bilhão de habitantes, onde o coronavírus surgiu no fim de 2019, distribuiu 2,16 bilhões de doses de vacinas, informou um funcionário do ministério da Saúde Imagem: iStock

16/09/2021 12h29

O governo da China anunciou nesta quinta-feira (16) que o país já vacinou de maneira completa mais de um bilhão de pessoas contra a Covid-19, o que representa mais de 70% de sua população.

O país de maior população do planeta, com 1,4 bilhão de habitantes, onde o coronavírus surgiu no fim de 2019, distribuiu 2,16 bilhões de doses de vacinas, informou um funcionário do ministério da Saúde.

As autoridades iniciaram a campanha no fim do ano passado, principalmente com duas vacinas aplicadas em duas doses e desenvolvidas pelos laboratórios Sinovac e Sinopharm. A taxa de eficácia dos fármacos, no entanto, provoca questionamentos, particularmente ante as variantes mais resistentes como a delta, identificada pela primeira vez na Índia.

Além de ter sido o primeiro país afetado pela pandemia, o gigante asiático também foi o primeiro a sair da crise na primavera de 2020 (hemisfério norte, outono no Brasil), após a adoção de medidas radicais, como testes em larga escala e fechamento quase total de suas fronteiras. Focos esporádicos e limitados de contaminações ainda são registrados, como ocorreu nos últimos dias na província de Fujian (leste), com quase 50 casos de Covid-19 por dia.

O balanço oficial de mortes causadas pelo coronavírus na China é de 4.636 pessoas, um número considerado subestimado por cientistas e governos devido à censura imposta pelas autoridades de Pequim.

Com informações da AFP